top of page

História

Sobre a PROFRESCO

A Profresco foi fundada pelo Sr. Luís, atual proprietário e gerente, em 1994.

Luís trabalha na área do pescado há já mais de quarenta anos e, hoje em dia, gere esta empresa de transformação e comércio de pescado que se posiciona sobre uma grande preocupação: a democratização do consumo de peixe e marisco.

 

Assim começou, há trinta anos atrás, apenas com um armazém especializado na revenda produtos para o canal Horeca. Hoje em dia, conta com uma unidade fabril, uma loja de venda ao público, um balcão de take away com mariscos preparados e um restaurante.

 

A necessidade de inovar foi sempre o que motivou Luís a apostar na mudança e na mutação do seu negócio. Quando começou a armazenar e comercializar peixe e marisco para revenda, sentiu a necessidade de adquirir maquinaria que o ajudasse a transformar e a processar o pescado, investindo em serras de corte e máquinas de embalamento. Como apostou sempre na diferenciação, a oferta de produtos que tinha era única na zona geográfica em que se inseria o armazém, pelo que começaram a bater à porta os primeiros clientes individuais. Nasceu então a necessidade de investir numa loja na qual pudesse receber as famílias que tanto procuravam o seu produto.

 

Com uma loja aberta ao público, as exigências tornaram-se maiores - precisou de mais maquinaria, de mais armazenamento e de mais recursos humanos. O negócio estava a crescer, estávamos nos anos 90 e a economia estava favorável à criação de negócios. As famílias consumiam e o comércio tradicional era a melhor forma de se abastecerem obedecendo aos padrões de qualidade pretendidos. Era também necessário fazer uma grande obra para que tudo estivesse de acordo com as normas de Higiene e Segurança no Trabalho, era preciso investir na formação dos recursos humanos disponíveis. Era preciso educar e modernizar o negócio e as pessoas que, de uma ou outra forma, faziam parte dele.

 

Então Luís decidiu dar um grande passo: reconstruir a loja. As instalações melhoraram e, através dos Projetos de Qualificação, conseguimos não só implementar as normas de HACCP como também ficamos certificados pela ISO 22000. Foram adquiridas todas as tecnologias que tanta falta faziam à unidade fabril, como câmaras de frio e túnel de congelação, bem como máquinas de processar e transformar peixe.

 

Nesta altura já se coziam uns camarões na Profresco. Havia quem viesse ver os camarões a cozer numa máquina própria para cozer camarões. Mas as pessoas queriam comê-los logo ali, queriam nem que fosse uma mesinha e um prato que desenrascasse, tal era o desejo de degustar os camarões cozidos da Profresco.

 

Um grande passo foi dado, mas a crise rebentou em Portugal. Luís nunca desistiu. Com o negócio estagnado, decidiu apostar na sua formação pessoal e inscreveu-se na Licenciatura em Gestão Turística e Hoteleira. A cozinha e o balcão de take away foram o seu projecto final da licenciatura, o resultado de três anos de trabalho, dedicação e sobretudo inspiração. Candidatou o projeto a fundos europeus e conseguiu executá-lo com apoios externos. Os clientes queriam mais. Queriam comer na peixaria. E comiam. Comiam em mesas de plásticos espalhadas pela loja fora. Era em frente à banca, era na mercearia – comia-se na peixaria.

 

 

MARCOS:

1994 – Nascimento da Empresa;

1998 – Abertura da venda ao público;

2005 – Início das obras de reconstrução;

2006 – conclusão da remodelação da loja;

2012 – construção da cozinha e balcão take away;

2013 – construção da esplanada;

2015 – cobertura da esplanada;

 

 

FOTOS 20197.jpeg
FOTOS 20191.jpeg

Missão

Democratização do consumo de produtos provenientes da pesca e da aquacultura.

Visão

A Profresco reconhece nos produtos da pesca o seu real valor – são produtos saudáveis, de poucas calorias e muito ómega 3.

VALORES

- Qualidade

- Frescura

- Honestidade

WhatsApp Image 2019-04-17 at 13.36.57.jpeg
bottom of page